terça-feira, 25 de outubro de 2016

Encyclopedia de applicações usuaes / João Bonança (1903)





























Encyclopedia de applicações usuaes / João Bonança

AUTOR(ES): Bonança, João, 1836 /1924
PUBLICAÇÃO: Lisboa : Ed. Arthur Brandão 1903
DESCR. FÍSICA: 920 p. : il. ; 22 cm
CONSERVAÇÃO: Encadernação revela acentuado desgaste junto à lombada e em alguns limites bem como no interior da capa - ver fotos; miolo amarelecido e um pouco oxidado mas bem conservado; ilustrado. Invulgar.

Envio: 2,50€


“(...) A Encyclopedia de Applicações Usuaes contém num pequeno volume, portatil, enorme quantidade de noções uteis nas diversas praticas da vida quotidiana. É um livro para ignorantes e para sabios; educa uns e rememora a outros promptamente, e sem dispendio de grande tempo e trabalho, factos, dos quaes o exacto conhecimento é necessario em cada occasião. O commerciante, o agricultor, o jornalista, o homem de lettras, o professor, o chimico, o marinheiro, o constructor, o militar, o viajante, o operario, o funccionario publico, o chefe de familia, as proprias damas ahi encontram uma instrucção variada e solida e regras para se conduzirem nas praticas dos seus misteres e nos actos da vida publica e particular. O que tiver uma educação elementar completal-a-á com pequeno dispendio de trabalho, de tempo e de dinheiro na Encyclopedia de Applicações Usuaes. O que souber pode apresentar-se e falar sem receio em qualquer sociedade (...)”

"Curiosíssima obra, ilustrada nas páginas de texto, com um mapa impresso em folha desdobrável, e com um abecedário de Bandeiras, impresso a cores.
Trata-se de um desenvolvido livro de cultura geral, muito informativo, il. no texto e em separado. Tem capítulos dedicados à astrologia, astronomia, geografia e estatística, agricultura e história universal, arquitectura, literatura e muitos outros assuntos de utilidade. Na época gozou de merecida aceitação popular"