Edoi Lelia Doura - Antologia das vozes comunicantes da poesia moderna portuguesa / Org. por Herberto Helder
AUTOR(ES): Helder, Herberto, 1930/2015, compil.
PUBLICAÇÃO: Lisboa : Assírio e Alvim, 1985
DESCR. FÍSICA: 314 p. ; 27 cm
CONSERVAÇÃO: Bem conservado. Raro.
Preço: 65€
Portes grátis
Indisponível
“Fique indiscutível que é uma antologia de teor e amor, unívoca na multiplicidade vocal, e ferozmente parcialíssima. Quando os lemos lado a lado, a todos estes poetas e poemas, sabemos estarem eles entregues ao serviço de uma inspiração comum, a uma comum arte do fogo e da noite, ao mesmo patrocínio constelar. O que varia é a política das formas, maneira de guerra e hipnotismo das pessoas e dos tempos. Nunca o estilo de alimento, de morte, de mudança. Nada disto aclara, nada pretende: ache cada um a sua árvore vorazmente nupcial, sem inquirir de um silêncio que só responderá mostrando o absurdo no absurdo, aludindo com a técnica oblíqua de um exemplar qualquer à qualidade da acção, mesmo que a acção, no domínio dos silêncios, seja verbal. Acha, na sua própria cegueira, a vista de uma paisagem transfigurada: a vida começa por ser real. Algures, aqui.”, escreve Herberto Helder sobre esta antologia, da qual é organizador.
Esta antologia reúne alguns (uma selecção “ferozmente parcialíssima”, segundo o próprio Herberto) poetas e poemas portugueses apurados numa colheita com cerca de 150 anos.
Poemas de : António José Forte, António Gancho, Ângelo de Lima, Mário Cesariny, Manuel de Castro, Luiza Neto Jorge, Teixeira de Pascoaes, Ernesto Sampaio, Natália Correia, José de Almada Negreiros, Edmundo de Bettencourt, Vitorino Nemésio, Mário de Sá-Carneiro, Carlos de Oliveira, António Maria Lisboa, Fernando Pessoa, Camilo Pessanha, Gomes Leal.