quarta-feira, 30 de março de 2016

Fragmentos de Novalis


A Humanidade é um papel humorístico. (pág. 33)
 
A Poesia é o verdadeiro real absoluto. Isto é a essência da minha filosofia. Quanto mais poético, mais verdadeiro. (pág. 69)

Observação Geral - Toda a cinza é pólen -, o cálice é o céu. (pág. 98)
 
Música Química - Do som, etc. A nossa alma deve ser ar, uma vez que ela sabe de música e nela encontra prazer. O som é uma substância gasosa - alma gasosa - o movimento do ar que se propaga é uma afecção do ar pelo som. No ouvido o som nasce, de novo. (pág. 99)

Cosmologia - O mundo interior é, por assim dizer, mais Meu do que o exterior. Ele é tão íntimo, tão secreto - queríamos viver inteiramente nele - ele é tanto uma pátria. É pena que ele, tal como os sonhos, seja tão incerto. Será necessário que precisamente o melhor, o mais verdadeiro, nos pareça tão aparente - e que o aparente nos pareça tão verdadeiro? O que é exterior a mim está, precisamente, em mim, é meu -  e inversamente. (pág. 107)

Deveríamos estar orgulhosos da dor - cada dor, etc. é uma lembrança da nossa alta categoria. (pág. 111)
 
Ao vermos um gigante, devemos examinar a posição do sol, primeiro - e atentar se não será apenas a sombra de um pigmeu. (pág. 111)

A água é uma chama molhada. (pág. 111)

Estamos sós com tudo aquilo que amamos. (pág. 135)

 
Fragmentos de Novalis, Assírio & Alvim, Selecção, Tradução e Desenhos de Rui Chafes